Mãe D'água - Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018

I Festa Literária de Mãe d’Água será aberta nesta quarta (28) com apresentação da Orquestra do PRIMA

Será aberta na noite desta quarta-feira, 28 de novembro, a programação da I Festa Literária de Mãe d’Água (FLIMA), evento acontece de 28 a 30, tem como homenageado o cordelista Leandro Gomes de Barros e é realizado pela Escola Estadual Francisco Romano da Silveira, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Prefeitura Municipal de Mãe d’Água e empresas que atuam na região.

Em sua noite de abertura, a FLIMA terá na programação palestra com o professor e poeta Antônio Mota, com o tema “Leandro: O Rei da poesia do Sertão e do Brasil”, seguida pela apresentação cultural com a dupla de cantadores repentistas “Os irmãos Pereira” e um Concerto com o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA) – Polo Patos, em praça pública.

“Mãe d’Água tem nos dado um exemplo muito claro acerca da importância da leitura para o desempenho escolar”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, ressaltando ainda que “a Escola Estadual Francisco Romano da Silveira já bateu as metas do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) pela segunda vez consecutiva, e a Flima nasceu deste diálogo e da necessidade de darmos visibilidade para um trabalho que vem sendo feito cotidianamente. Esta é mais uma festa literária que nasce na Paraíba com o objetivo de estimular professores, alunos, comunidade escolar de um modo geral, escritores e artistas da região”.

A FLIMA contará, ainda, com a realização de oficinas, palestras, apresentações musicais, oficinas de teatro, xilogravura, contação de história e stands de produtos literários.

Confira a programação dos dias 29 e 30:

• Dia 29/11 – Quinta-feira

8h – Caminhada Literária pelas ruas da cidade

10h – Palestra com a Professora Ms. Shirley Monteiro

Tema: Literatura: Fruição e engajamento

10h – Confabulando – Oficina de Contação de História, com Edna Soares.

11h – Mediação e Leitura: “Qual o papel do professor?”, com Zuila Couto

14h – Palestra com o escritor Jairo Cezar

Tema: Literatura e Infância: Estratégias e desafios para uma cidade leitora

14h – Oficina de Teatro com o ator e diretor Sebastião Formiga

15h – Confabulando – Oficina de Contação de História, com Edna Soares.

19h – Apresentações Culturais:

Apresentações dos trabalhos da Professora Vandecleide Cavalcante

Apresentação das Escolas Municipais

Banda de Flauta Doce “Melodia Sertaneja”

Yure Cabral Voz e Violão

Rafaela Ribeiro Voz e Violão e Júlio percussão

Espetáculo Teatral O Mágico de Oz nas terras do Sabugi. Alunos da Escola Santa Terezinha de São João do Sabugi–RN

• Dia: 30/11 – Sexta-feira

8h30 – Oficina de Teatro com o ator e diretor Sebastião Formiga

9h- Oficina de Aquarela, com o professor Milton Davi

10h- Oficina de Xilogravura – Rosana Leão

11h – Palestra com Moisés Alves

Tema: Por uma educação para os novos tempos

Durante todos os dias da Flima - Visita a Sala da Exposição dos desenhos de Mônica Moraes.

14h – Oficina: Leitura Expressiva do texto literário, com Ariano Ferreira, professor e mestre em Língua Portuguesa.

15h – Palestra com a professora Verônica Melo

Tema: literatura: Uma janela aberta para reflexões acerca do meio ambiente

16h – Oficina de Literatura de Cordel com Ramon Medeiros

Com informações da coordenação do evento e da Secom/Cultura