Mãe D'água - Domingo, 18 de Novembro de 2018

Notícias

Prefeitura de Mãe d’Água sorteia boxes do Mercado Municipal entre agricultores familiares

Ainda em sua campanha, quando pleiteava o cargo de prefeito da cidade de Mãe d’Água, o atual gestor, Francisco Cirino da Silva, que por muitos anos foi extensionista da Emater no município, falava de sua vontade de desenvolver ações que pudessem oferecer ao pequeno agricultor oportunidade de se manter em sua terra e com os recursos nela produzidos ter uma vida melhor.

E, pensando desta forma, a Prefeitura de Mãe d’Água, através do prefeito Cirino e das Secretarias de Assistência Social e de Agricultura, nas pessoas dos secretários Lúcia Nunes e José Tota, respectivamente, realizaram na tarde da última terça-feira, dia 16 de outubro, o sorteio de 23 boxes do Mercado Municipal entre pequenos produtores rurais do município, os quais estão inseridos na agricultura familiar e passarão a comercializar seus produtos naquele espaço.

“Sempre tivemos o pensamento de desenvolver ações que beneficiassem o pequeno agricultor de nosso município e, nesse sentido, a Gestão vem realizando cortes de terra, limpeza de barreiros, perfuração de poços, recuperação de estradas e, a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura, junto a Emater e o Governo Federal, estamos trabalhando a questão do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, através do qual o pequeno produtor recebe algum apoio e tem parte de seus produtos finais adquiridos pelo município e outra parte livre para que ele possa comercializar junto à população, por isso, decidimos fazer o sorteio dos boxes do Mercado, que até então estavam sem funcionalidade, para que esses produtores tenham a oportunidade de expor e vender seus produtos aos nossos munícipes”, comentou o prefeito.

Em sua fala, Cirino também ressaltou a importância de, como comerciantes, eles serem perseverantes e não desanimarem caso os primeiros resultados não sejam positivos. “Como prefeito, eu gostaria apenas de dizer que estou muito feliz por esta oportunidade e desejar a todos boa sorte. Agora, falando como comerciante que sempre fui, quero deixar o alerta de que, cada um de vocês terá que conquistar seu espaço no mercado e, acima de tudo, terão que se manterem firmes, não desistindo caso não alcancem seus objetivos nos primeiros dias, pois, o mercado não está fácil, mas com certeza há espaço para todos, desde que se dediquem e não desanimem”, aconselhou.

Feira da Agricultura Familiar

A ideia da retomada da realização da Feira da Agricultura Familiar no município surgiu a partir do Projeto de Empoderamento das Famílias, Geração de Renda e Prevenção dos Riscos Sociais, elaborado pelo técnico de referência do CRAS, Alyson Lavor (assistente social), com o apoio da Secretaria de Assistência Social.

Através do Projeto, Alysson vem trabalho junto aos agricultores a reativação da Feira e, junto a Secretaria de Assistência social, de Agricultura, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além do espaço, serão oferecidas oficinas de capacitação e suporte no sentido da orientação necessária para organização dos trabalhos.

“Queremos, ainda esse mês, já no dia 30 de outubro, realizarmos a primeira Feira da Agricultura Familiar dessa equipe. Para isso, contamos com o apoio da Prefeitura, através da disponibilidade desse ótimo espaço e também, das Secretarias Municipais, não só de Assistência Social e Agricultura, como todas que puderem colaborar; bem como da Emater, na pessoa do extencionista Márcio Almeida, do Sindicato dos Agricultores e, principalmente, dos pequenos produtores de nosso município, que abraçaram a ideia e estão muito empolgados com o espaço que receberam”, disse Alysson.

Ainda segundo o técnico, a Feira da Agricultura Familiar de Mãe d’Água, neste primeiro momento, deverá acontecer todas as terças-feiras e, sábado, possivelmente.« Voltar
SIC PRESENCIAL

Rua Luiz Furtado de Figueiredo, 48, Centro | CEP: 58720-000 Mãe'Dágua - Paraíba

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 08h às 13h