Mãe D'água - Domingo, 15 de Julho de 2018

Notícias

Projeto de Leitura realizado na Creche/Pré-Escola Fagner Morais Monteiro fortalece o processo de interação família/escola

Com base na proposta de trabalho da Secretaria Municipal de Educação para o ano de 2018, que tem como tema “Inclusão se planta na Escola”, a Creche/Pré-Escola Fagner Morais Monteiro está trabalhando desde o inicio do primeiro semestre letivo, em sala de aula e também nas tarefas encaminhadas para casa, o “Projeto Paradidáticos em Ação”.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Creche/Pré-Escola, Aparecida Cabral, o projeto tem por objetivo inserir as crianças no mundo da leitura significativa, proporcionando situações diversificadas de leitura, tendo como objeto central o trabalho com paradidáticos em sala de aula e a realização de atividades dentro e fora da escola, com a participação das famílias e também de outros setores da sociedade.

“Nosso projeto surgiu a partir da proposta apresentada pelo nosso secretário de Educação, Márcio Medeiros, o qual trouxe como tema de trabalho a inclusão e, observamos que o desenvolvimento de um projeto de leitura, com acompanhamento e participação da família e interação da sociedade poderia contribuir para desenvolver e fortalecer as diferentes habilidades encontradas em nossos alunos, bem como, para que estes também possam transpor barreiras como a dificuldade para leitura, fala e ampliação de seus vocabulários”, explicou Aparecida.

Ela também comentou sobre a metodologia aplicada e os temas que serão trabalhados ao longo dos quatro semestres letivos do ano de 2018. “Nosso projeto se desenvolve a partir do estudo de paradidáticos que enfatizam temas relevantes para a formação das crianças, desenvolvidos por meio de dinâmicas, brincadeiras e atividades lúdicas, tanto em sala de aula, como nas tarefas que encaminhamos pra casa, que também servem como incentivo para que os pais trabalhem a leitura e a contação de histórias para seus filhos”, ilustrou a coordenadora pedagógica.

Ainda segundo Aparecida, são quatro os temas centrais que serão trabalhados com os alunos, sendo um a cada semestre. “Ao longo dos semestres letivos serão trabalhados os temas família, meio ambiente, alimentação saudável e inclusão, com a promoção de uma atividade de culminância a cada final de semestre e, consequentemente, conclusão do tema selecionado. Neste primeiro semestre o nosso tema foi a família, e um dos paradidáticos mais explorados foi o que conta a história de Pinóquio, onde cada professor e a escola como um todo tiveram a oportunidade de trabalhar a leitura, atividades de pintura, criação e confecção de brinquedos com base na história e a apresentação do vídeo com a história, o que torna mais agradável o aprendizado”, complementou.

Ao trabalhar o tema família, bem como os demais que serão desenvolvidos, a Creche também trouxe os pais para dentro das salas, convidando-os a participar do desenvolvimento de atividades como a construção dos brinquedos e até mesmo a participação em brincadeiras, o que vem contribuindo significativamente no fortalecimento do processo de interação família/escola.

“Dentro do calendário de atividades do ‘Projeto Paradidáticos em Ação’, tivemos na última sexta, dia 05, o momento de construção dos brinquedos, com a presença dos pais dos alunos de todas as nossas turmas em sala de aula e, na próxima sexta, 13, teremos a culminância das atividades do tem ‘Família’, para na semana seguinte já iniciarmos as atividades voltadas para o tema seguinte, que é o ‘Meio Ambiente’, a ser trabalhado ao longo de todo o segundo semestre”, concluiu Aparecida Cabral.

« Voltar
SIC PRESENCIAL

Rua Luiz Furtado de Figueiredo, 48, Centro | CEP: 58720-000 Mãe'Dágua - Paraíba

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 08h às 13h