Mãe D'água - Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018

Secretaria de Assistência Social promove palestra alusiva a Campanha Agosto Lilás

A Secretaria de Assistência Social de Mãe d’Água (SMAS), através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres, promoverá nesta terça-feira, dia 28, a partir das 14h, palestra alusiva a Campanha Agosto Lilás, na qual serão explanados temas como “Feminicídio” e a Lei Maria da Penha.

O evento será realizado no Auditório Municipal Professora Lucinda de Sousa Justo, é aberto a todas as mulheres do município e terá como palestrantes representantes da Delegacia da Mulher, seccional Patos.

A Campanha Agosto Lilás tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha e o Ligue 180.

Como denunciar

A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência.

Histórico – Lei Maria da Penha

Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. Desde a sua publicação, é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Além disso, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.