Mãe D'água - Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018

Secretaria de Educação inicia atividades do Projeto SOMA com educadores do município

Buscando promover melhorias no processo de ensino aprendizagem nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Mãe d’Água, através da Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo ações do Projeto SOMA no município.

O SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação que visa oferecer as Secretarias Municipais de Educação recursos para superar os desafios apresentados diante do grande número de estudantes das redes públicas da Paraíba que conclui os anos iniciais do ensino fundamental com alfabetização incompleta e baixo nível de letramento.

As ações implementadas pelo SOMA tem como foco a alfabetização plena dos alunos ao fim do 3º ano do ensino fundamental, a garantia de níveis de letramento adequados para os estudantes do 5º ano dessa mesma etapa de escolaridade e o auxílio aos alunos dos anos finais do ensino fundamental que não atingiram o desenvolvimento pleno da alfabetização e o nível de letramento adequado.

Mãe d’Água aderiu ao SOMA no ano passado, onde participou de encontros promovidos pelo Estado e, neste ano de 2018, foram iniciadas as atividades de capacitação e preparação dos educadores para as ações que serão desenvolvidas junto aos alunos de toda Rede Municipal.

E dentro desta proposta, aconteceu no último dia 04, o primeiro encontro para formação dos professores que fazem parte do ciclo de alfabetização, realizado pela Secretaria de Educação, através da coordenadora local do Programa, Horiana de Lucena, e da formadora local, Erika Hipólito.

De acordo com a coordenadora, “o Governo do Estado fez a pactuação junto com os municípios para juntos fazerem um trabalho nas escolas em prol do melhoramento dos índices que pontuam a aprendizagem na Paraíba e em avaliações como a ANA e a Prova Brasil”.

“As atividades do SOMA são voltadas para as disciplinas de português e matemática, respeitando os descritores de aprendizagem de cada turma e a metodologia aplicada é  a mesma que o Programa PNAIC utilizava, com sequencias didáticas, jogos lúdicos e livros paradidáticos”, complementou.

Ainda segundo Horiana Lucena, serão feitas as formações e depois oficinas para serem aplicadas nas salas de aula e, também serão trabalhadas ações junto ao programa Mais Alfabetização, que tem por objetivo também corroborar com a aprendizagem do ciclo. “Este programa conta com um assistente de turma, que junto ao professor, vai trabalhar os alunos com menor rendimento uma hora por semana na sala de aula”, acrescentou.

A formação promovida no dia 04, reuniu professores dos anos iniciais (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) e contou com a presença da secretária Vânia Campos, que fez abertura do encontro, convidando todos a unir forças no sentido de desenvolver da melhor forma possível o programa e contribuir para que os objetivos do mesmo sejam prontamente alcançados.