Mãe D'água - Domingo, 18 de Novembro de 2018

Secretaria de Saúde divulga cronograma de atividades da Campanha Outubro Rosa nas Unidades de Saúde

Todos os anos o Ministério da Saúde e todas as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde desenvolvem, abraçam e desenvolvem a Campanha Outubro Rosa ao longo de todo o mês de outubro. O evento reúne ações e atividades que contribuem para reforçar e ampliar a atenção a Saúde da Mulher e em especial, a prevenção ao câncer de mama e útero.

Em Mãe d’Água, a Secretaria Municipal de Saúde já divulgou e iniciou os atendimentos do cronograma de atividades da campanha nesse ano de 2018, onde serão intensificados os atendimentos para todas as mulheres do município.

A Secretaria de Saúde, através das Equipes de Estratégia de Saúde da Família lotadas nas Unidades Básicas de Saúde da sede do município e do Distrito de Santa Maria Gorete, iniciou na última terça-feira (02), a realização de exames citológicos e de mama, que também serão desenvolvidos nas unidades de apoio da Zona Rural.

Segundo o cronograma, o primeiro atendimento aconteceu na sede e em Santa Maria Gorete, no dia 02, assim como ocorrerão ao longo de todo mês; dia 04, as mulheres da Comunidade Porteiras receberão o atendimento; no dia 11, será na Vila Capoeira; no dia 18, será a vez das mulheres da Comunidade Vera Cruz; e no dia 25, na Comunidade Jatobá.

“Além dos atendimentos, também serão realizadas palestras, rodas de conversa, tanto nas Unidades de Saúde, como em grupos especiais de acompanhamento, a exemplo do Grupo de Gestantes do NASF, Grupo de Tabagismo, Grupo de Idosos e professores. Também teremos duas ações mais amplas, que serão o Dia D de atendimento em Mãe d’Água e em Santa Maria, nos dias 16 e 23, onde realizaremos, também, teste de glicemia, aferição de pressão, tipagem sanguínea, avaliação nutricional e vacina HPV, entre outras ações. Então, desde já, queremos convidar todas as mulheres a procurarem as nossas Unidades de Saúde e buscarem realizar seus exames”, finalizou a secretária de Saúde do Município, Sandra de Lourdes Serrano Paiva Teixeira.

WhatsApp Image 2018-10-06 at 18.33.09