Mãe D'água - Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019

Notícias

Secretaria de Saúde incentiva prática de exercícios e alimentação saudável através do Projeto Medida Ideal

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Academia de Saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), juntamente com a Estratégia de Saúde da Família, a partir da preocupação com o crescimento do número de pessoas acima do peso na comunidade, decidiram apoiar o desenvolvimento do Projeto Medida Ideal no município.

A proposta é envolver o maior número de pessoas interessadas em melhorar sua qualidade de vida e longevidade, a partir da realização de atividades em grupo, com o apoio dos profissionais do NASF, recebendo cuidados de acompanhamento com os profissionais dos serviços de Saúde do município, inclusive laboratorial, com intuito de avaliar o antes, o durante e todo o processo.

As ações já foram iniciadas e acontecem sempre as segundas e terças, na sede e no Distrito de Santa Maria, onde são desenvolvidas atividades físicas semanalmente, também acompanhamento da parte da nutricionista para orientações sobre alimentação saudável, entre outros.

“As atividades do Grupo Medida Ideal são voltadas para pessoas que estão com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30. Iniciamos as atividades com os inscritos com a realização de uma reunião, onde explicamos a todos a proposta do projeto e aproveitamos para fazer uma avaliação de todos”, explicou o educador físico da Academia da Saúde e idealizador do projeto, Matheus Patriota.

Ainda segundo ele, as atividades físicas do grupo estão sendo realizadas no Ginásio Poliesportivo, na sede do município, e no Centro Social, em Santa Maria Gorete; e ainda, com programação para realização de atividades em outros ambientes com piscina e espaço para recreação.

As atividades do Projeto Medida Ideal foram iniciadas no dia 04 de fevereiro, com a realização de reuniões com os grupos da sede e de Santa Maria Gorete, na Secretaria de Saúde, onde além de tomarem conhecimento do projeto e das atividades propostas, todos os candidatos a participar passaram por avaliação multiprofissional, inclusive com realização de eletrocardiograma, exames de sangue e avaliação médica.

“O encontro realizado na Secretaria de Saúde foi um momento de acolhida, informação e avaliação dos participantes. Todos os interessados foram recebidos pela secretária de Saúde, Sandra de Lourdes, também pelo prefeito Cirino e pela equipe que irá acompanhar o desenvolvimento das atividades”, destacou Patriota.

Sandra e o prefeito Cirino também falaram sobre esse momento. “Apoiamos este Projeto no intuito de promover estratégias preventivas à morbimortalidade por complicações cardíacas e hipertensão/diabetes mellitus no município, bem como, estimular a prática de hábitos saudáveis em nossos munícipes”, comentou Sandra de Lourdes.

“Esse é um projeto que vem como um incentivo de integração em serviços e estímulo a uma vida saudável a população mãedaguense, que de pronto apoiamos e incentivamos sua realização, pois, ele é um marco na gestão da promoção a saúde e prevenção a doenças. Estão de parabéns todos os envolvidos”, finalizou Cirino.

« Voltar
SIC PRESENCIAL

Rua Luiz Furtado de Figueiredo, 48, Centro | CEP: 58720-000 Mãe'Dágua - Paraíba

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 08h às 14h