Mãe D'água - Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza ação na Feira Livre de Mãe d’Água

A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua na promoção das ações alusivas a Campanha Setembro Amarelo, e, na última terça-feira, dia 24 de setembro, a ação foi realizada na Feira Livre do município.

Através dos profissionais que integram o NASF, o PSF I, Agentes Comunitários de Saúde, além de outros servidores da Secretaria, foram realizadas atividades voltadas a aproximação da equipe a comunidade e também aos servidores de outros órgãos do Município, visando proporcionar a sensibilização destas clientelas sobre as novas práticas que são realizadas diariamente pelos profissionais do NASF, Coordenadoria Municipal de Atenção Básica, nos serviços das UBS e na Unidade Ambulatorial.

“Estas novas práticas são as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que realizam tratamentos com a utilização de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, entre as quais depressão e hipertensão. Em alguns casos, elas também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS”, destacou a secretária de Saúde, Sandra de Lourdes Serrano Paiva Teixeira.

Ainda segundo Sandra de Lourdes as práticas e serviços ofertados durante o evento são “Medicina Tradicional Chinesa – Acumputura, Quiropraxia, Ventosoterapia, Auriculoterapia e Musicoterapia, entre outros”.

“Além destas terapias, estamos no empenho para que logo mais possamos implantar a nova PIC’s referente as plantas medicinais e a fitoterapia na Atenção Básica do município. Esses sistemas podem se completar em uma harmonia benéfica, usando os melhores recursos que cada um oferece”, complementou.

Além da aplicação dos PIC’s, os profissionais da Saúde também aplicaram a dinâmica do abraço, onde distribuíram abraços aos que participavam das atividades, bem como, em visitas realizadas aos servidores que estavam em seus locais de trabalho e tiveram a oportunidade de serem abraçados e receber mensagens através da Caixa da Autoestima.

Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água