Educação: Projeto estimula alunos da escola Edivaldo Junior para leitura

27/05/2013 17:07

A direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edivaldo Junior Soares da Rocha, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, elaborou o projeto “Nos Caminhos da Alfabetização e do Letramento” lançado no último dia 21 de maio, e que será trabalhado até o final do mês de agosto. De acordo com a supervisora Maria Aparecida, “o projeto visa intensificar o estímulo que a escola já da aos alunos, para a leitura. Nós queremos mais que estabelecer o hábito de ler: queremos que os alunos sintam prazer em fazê-lo”. Asseverou.

O lançamento do projeto foi marcado por um desfile dos alunos pelas ruas da cidade, culminando com apresentações literárias defronte a prefeitura municipal. O diretor da escola, José Ailton Ferreira dos Santos, destacou a importância do projeto que aproxima os alunos dos grandes escritores brasileiros e regionais. Durante pronunciamento de abertura, ele ressaltou a importância do apoio da secretaria municipal de educação que abraçou a idéia. “O secretário Adalberto Lima nos ofereceu todas as condições para aplicação do projeto, a exemplo do suporte necessário para as apresentações dos alunos em praça pública.” Destacou Ailton.

Dirigido pela professoras Horiana e Lidiane, os alunos dos 1º anos “A” e “B” encenaram o conto Branca de Neve e os 7 anões, dos escritores alemães Wilhelm Grimm e Jacob Grimm. Já as professoras Jucinete e Iracema dirigiram os alunos dos 2º anos “A” e “B” que recitaram o poema “As Borboletas”, do renomado escritor brasileiro, Vinicius de Morais.  Os alunos do 3º ano “C”, sob a orientação do professor José Thiago, recitaram o poema “A foca e a casa”, também de Vinicius. As encenações prosseguiram com a apresentação de uma dança feita pelos alunos do 4ª ano, com a boneca Emília, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. As professoras Izanice e Vanderlita, dirigiram a dança. Por fim, os alunos do 3º ano apresentaram a dramatização do poema O Pato, de Vinicius de Morais, coordenada pelas professoras Rogiane e Lidiane.

O projeto se encerra no mês de agosto com um dia de atividades literárias, lúdicas e apresentações teatrais.

Mais Imagens