Programa Viva Água beneficia mais de 200 famílias do município

18/08/2017 18:20

O Programa Viva Água, do Governo do Estado da Paraíba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mãe d’Água, entregou na manhã desta sexta-feira, dia 18 de agosto, cerca de 200 filtros de cerâmica, que servem como instrumento para assegurar a saúde da população que não tem a acesso à água potável.

O Programa Viva Água foi criado pelo Governo da Paraíba e é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), através do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), hoje, representada pela coordenadora do Programa, Fabiana Varela, que acompanhou todo o processo de revisão da lista de famílias beneficiadas.

Em Mãe d’Água, o benefício se deu por meio de solicitação encaminhada pela equipe da Secretaria de Assistência Social, através do assistente social, Alyson de Oliveira, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

A entrega aconteceu no Ginásio Poliesportivo “O Totão”, onde estiveram presentes o prefeito Francisco Cirino, a secretária de Assistência Social, Lúcia Nunes, juntamente com servidores do CRAS, CREAS e outros servidores que deram suporte no preenchimento das fichas de recebimento dos filtros e também ofereceram um lanche para todos os presentes.

O Programa

O Programa Viva Água, criado pelo Governo da Paraíba e desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi iniciando em 2016, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento da Estiagem, e visa distribuir cerca de 10 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem. Este ano já foram entregues mais de 3 mil filtros.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, destaca a importância e o alcance do Programa Viva Água. “Estamos entregando aos moradores algo que parece simples, mas que faz muita diferença e contribui para a melhoria da saúde das pessoas que sofrem com a escassez de água. O Programa de Construção de Cisternas é outro benefício que tem chegado a essas pessoas que enfrentam bravamente os problemas da falta de chuva”, afirmou.