Novembro Azul chegou mais cedo ao município e mais de 300 homens já foram atendidos

01/11/2017 10:24

Uma ação programada e coordenada pela Secretaria de Saúde de Mãe d'Água resultou na antecipação do início das atividades da Campanha Novembro Azul no município.

Graças a esta ação e ao engajamento da comunidade masculina e dos profissionais que prestam serviço no setor, a Secretaria já realizou 280 exames Antígeno Prostático Específico (PSA) e tem agendada a coleta de material de outros 50 homens, ainda nesta primeira etapa da Campanha, que acontece em todo o país e tem por objetivo prevenir e descobrir precocemente o câncer de próstata.

Para sensibilizar o público alvo sobre a importância da busca por atendimento e a realização dos exames, a Secretaria de Saúde designou uma equipe para comparecer aos espaços onde acontece a concentração do maior número possível de homens, começando por uma visita ao Terço dos Homens, realizado na Igreja Matriz da comunidade católica no município.

A visita aconteceu no dia 23 de outubro, onde foi realizada uma palestra educativa sobre prevenção e cuidados com a higiene, distribuição de panfletos, preenchimento de cadastro para realização dos exames, o agendamento prévio da coleta do material a ser examinado e um coffee break, oferecido pela gestão.

Participaram da ação a fisioterapeuta Lívia Quirino, a nutricionista Paloma Martins e a responsável pelo setor de regulação e marcação de consultas da Secretaria de Saúde, Joseane Lustosa.

O que é o Antígeno Prostático Específico (PSA)?

PSA, na sigla inglesa: Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pela célula prostática, eliminado para a luz da glândula e que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação.

O líquido seminal ejaculado provém da glândula prostática, das vesículas seminais (que se encontram atrás e para cima da próstata) e menos de 1% por espermatozoides, que vêm dos testículos e epidídimos pelo ductos deferentes).

A maior parte do PSA vem do sêmen, mas uma pequena quantidade pode ser encontrada no sangue. Na verdade, o que ocorre é um refluxo do PSA para o sangue que deveria ir para a luz da glândula, e isto acontece quando há alguma lesão na parede da célula prostática provocada, por exemplo por trauma, inflamação, infecção, proliferação benigna da próstata, conhecida por hiperplasia benigna da próstata ou pelo próprio câncer.

Em resumo, qualquer lesão da membrana da célula prostática pode causar escape do PSA de dentro da célula para o sangue, mesmo que transitoriamente.

Informações sobre PSA: Francisco Paulo da Fonseca - Médico Urologista - CRM 44006/SP)

http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/22633-exame-psa-o-que-e-indicacoes-preparacao-e-valores-de-referencia

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

Transparência

Mãe D'Água - PB

Prefeitura Municipal de Mãe D'Água Rua Luiz Furtado de Figueiredo, 48, Centro

Email: contato@maedagua.pb.gov.br - Telefone: (83) 3428-1000 (Fixo)