Mãe D'água - Segunda-Feira, 23 de Abril de 2018

Notícias

Mais de 700 exames oftalmológicos serão realizados em Mãe d’Água nos dias 10 e 11 de abril

Após o processo de triagem realizado pela equipe da Associação Oftalmológica Olhar Pelo Próximo, com o apoio dos servidores da Secretaria de Saúde de Mãe d’Água nestes dias 04 e 05, foram agendados 736 atendimentos oftalmológicas, entre consultas, exames e testes do olhinho, a serem realizados nos dias 10 e 11 próximos.

A secretária de Saúde do Município, Sandra de Lourdes Serrano Paiva Teixeira se mostrou bastante satisfeita com o resultado do trabalho realizado neste primeiro momento e adiantou que as providencias necessárias para o atendimento já estão em andamento.

“Estou muito feliz com o resultado desta primeira etapa do trabalho realizado com a Associação Olhar Pelo Próximo, onde realizamos nestas terça (04) e quarta (05), o trabalho de triagem, cadastro e agendamento dos pacientes que irão receber atendimento a semana que vem. Gostaria de parabenizar e agradecer a toda nossa equipe, que trabalhou realmente em equipe e contribuiu diretamente para o sucesso da ação, começando pelos Agentes Comunitários de Saúde, que levaram as informações aos moradores de suas áreas, bem como a todos os que participaram da preparação e da execução do trabalho nestes dias, estou muito grata a todos. Mas, o trabalho não termina aqui, ele está apenas começando e já estamos em campo, atuando para que nos dias dos exames tudo esteja preparado, tanto para receber os profissionais e acomodar a eles e seus equipamentos de modo satisfatório, como para acolher da melhor maneira os nossos munícipes”, destacou a gestora.

A secretária ainda agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Cirino; da Secretaria de Assistência Social, através da secretária Lúcia Nunes, e da Associação OPP, que neste primeiro momento estava representada pela coordenadora desta atividade realizada em Mãe d’Água, Suellen Costa.

A coordenadora Suellen Costa também falou sobre o processo realizado nestes dias e sobre o atendimento que será prestado nos dias 10 e 11. “O objetivo do projeto é o de levar acessibilidade na área da Saúde Visual, tanto a informações preventivas e promoção de saúde visual, que é o que realizado nesse primeiro momento, onde repassamos várias orientações a respeito da visão, esclarecimentos, como se fosse uma aula mesmo, e, no dia do atendimento, uma atenção diagnóstica. A equipe médica que virá vai ter um foco diagnóstico para refração, que é a necessidade visual de óculos, mas também, para patologias e enfermidades visuais, objetivando a saúde visual e uma melhor qualidade de vida”, explicou.

Suellen também comentou sobre os equipamentos e a atuação dos profissionais oftalmologistas disponibilizados pela Associação OPP. “Toda estrutura de equipamentos e material vem ao município junto com a equipe do Projeto, e o que a gente necessita de apoio é apenas de um local para nos instalarmos, e, neste caso, estamos recebendo esse apoio com eficiência por parte da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, que já está nos apoiando desde este momento e também voltará a ceder o espaço da Secretaria de Saúde e os profissionais para nos apoiarem também no atendimento”, reconheceu a coordenadora.

Ainda segundo informações repassadas por Suellen Costa, a Associação Oftalmológica Olhar Pelo Próximo chegou à Paraíba há pouco mais de seis meses e, neste período, já ofereceu atendimento em cerca de 100 municípios. “Nosso trabalho acontece de forma tão contínua que às vezes até nem da para acompanhar tudo, mas, creio que estamos chegando a centésima cidade da Paraíba e, aqui na região mais próxima de Patos nós já atendemos em Quixaba, Cacimba de Areia, Areia de Baraúnas, São Mamede e Paulista, entre outras”, elencou.

Todos os pacientes que tiveram seus atendimentos agendados passaram por três etapas para saírem com sua consulta agendada, que foram a aferição de pressão arterial, cadastro de dados e palestras educativas sobre a saúde visual, sendo as duas primeiras etapas realizadas por profissionais da Saúde do Município e a última, pela coordenadora da Associação Oftalmológica Olhar Pelo Próximo, Suellen Costa.

« Voltar
SIC PRESENCIAL

Rua Luiz Furtado de Figueiredo, 48, Centro | CEP: 58720-000 Mãe'Dágua - Paraíba

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 08h às 13h