FRANCISCO CIRINO DA SILVA
Reafirmando o compromisso de trabalhar ainda mais pelo crescimento da cidade e pelos munícipes, Francisco Cirino da Silva (Cirino) e Péricles Viana de Oliveira Junior (Junior Tota) foram reeleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente, nas Eleições 2020. Os dois são do Republicanos e chegam para o segundo mandato com a promessa de muito mais trabalho e ações realizadas para a população.
Cirino é filho natural da cidade de Conceição, no Vale do Piancó, mas como ele costuma dizer, chegou à Mãe d’Água pelo coração, pois teve seu primeiro contato com o município através de sua esposa, Lúcia Nunes, que é filha natural do município. Após a cidade ganhar um lugarzinho em seu coração, Cirino vivenciou uma experiência como extensionista da Emater, o que lhe conferiu conhecimento da região e também o contato com o povo, que viu nele as qualidades para chegar ao cargo de prefeito.
Com base no desejo destes munícipes e apoiado pelo bom trabalho realizado junto aos agricultores e pequenos produtores do município, a família de Lúcia, com grande tradição na política local, já com histórico de dois prefeitos eleitos, lançou a candidatura de Cirino nas Eleições 2008, onde mesmo não obtendo êxito, teve o seu nome fortalecido e na disputa de 2012, chegou ainda mais próximo.
Teimoso e certo de que poderia realmente trazer sua contribuição como gestor do município, em 2016, num ato que marcou a história política local, os Grupos Nunes e Tota se unem e lançam Cirino prefeito e Junior Tota vice-prefeito e eles vencem a eleição e de fato, realizaram uma gestão de muito trabalho e a realização de ações em todas as áreas. Junior Tota, atual vice-prefeito reeleito do município, traz na bagagem a experiência de dois mandatos como prefeito da cidade, nas gestões 2005-2008 e 2009-2012, em uma das eleições, inclusive, disputou com Cirino a vaga; e ainda, toda a história de representatividade de seu tio e ex-prefeito de Mãe d’Água, Antonio Tota (in memoriun).
A Gestão 2017-2020, encabeçada pelo prefeito constitucional Francisco Cirino, aconteceu pautada no ideal de construção, seja de construções físicas, como da construção e realização de sonhos, a exemplo de duas das mais importantes obras realizadas pela Prefeitura de Mãe d’Água, que foram a construção da Escola Municipal Maria Jerônimo Nunes (Dona Neguinha), na sede do município, e da Praça Lucas Crispim, no Distrito de Santa Maria Gorete. Além destas, o Governo Municipal também ampliou e reformou a Unidade Básica de Saúde Alzira da Silva Lucena e da Escola Municipal Nabor Wanderley, em Santa Maria Gorete; na sede construiu a Praça Rivaldo Sebastião, implantou e modernizou o Laboratório Municipal de Análises Clinicas, reformou e climatizou a Escola Municipal Manoel Nunes Trindade e concluiu a construção da Estação de Tratamento de Esgoto. A Gestão ainda modernizou e ampliou a frota municipal com a aquisição de duas ambulâncias, uma van, um gol, um ônibus escolar (adaptado para transporte de pessoas com deficiência) e um trator completo.
fonte : Revista Políticas e Negócios.