Notícias

Começam atividades do EJA, no distrito de Santa Maria Gorete

        A Escola Nabor Wanderley, dirigida por Maria Iran Silva, no distrito de Santa Maria Gorete, em Mãe d’Água, está sediando uma turma do EJA, iniciada com 23 alunos dos 24 matriculados (1 encontra-se viajando), incluindo 06 oriundos da Vila Capoeira, que estão contando com transporte escolar. O programa de Alfabetização de Jovens e Adultos atende os três ciclos. O professor responsável é Vinicius Paulino Santana, enquanto a coordenação é de Ana Lúcia Medeiros Costa. A Secretaria Municipal de Educação também disponibilizou material escolar e fardamento, além da merenda de qualidade.

            O projeto faz parte do Pacto pela Erradicação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, cuja adesão foi feita nos primeiros dias da administração do prefeito Jucélio Pereira Moura. Segundo a secretária Edna Soares, trata-se de uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação, com a União, os estados e os municípios, com a finalidade de superar o analfabetismo; elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas.

            De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil havia 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas. Isso equivale a uma taxa de 5,4%. Por isso, a alfabetização de jovens e adultos é necessária para garantir o direito à educação desse grupo que nunca frequentou a escola ou não concluiu a educação básica. « Voltar