Notícias

Cultura de Mãe d’Água participando de Encontro Estadual em Patos

A secretária de Cultura do município de Mãe d’Água, Rosana Leão, em companhia da presidente da Associação dos Artesãos – Maria de Glória, e do ativista cultural Alexandre Barros, chegou a Patos por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (21/02/2025) e, após uma visita a Garagem Cultural, passou a participar de um encontro promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, coordenado pelo representante da pasta, Pedro Santos, no auditório da Fundação Ernani Sátyro, com a participação dos municípios ligados a VI Regional. Também estiveram na comitiva da terra de Romano, o secretário de Comunicação – Damião Lucena e o assessor de imprensa – Alex Souto, oportunidade em que tomaram conhecimento dos novos editais lançados, além de um balanço dos recursos já distribuídos para os mais variados projetos sertanejos.

Segundo Pedro Santos, somente nos quatro primeiros meses de 2025, estão sendo disponibilizados recursos da ordem de 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), em 10 editais e que, ao contrário do que acontecia no passado, o montante foi descentralizado de modo a alcançar, principalmente, os pequenos municípios. Lembrou que na área polarizada por Patos, a Lei Paulo Gustavo injetou recursos da ordem de 1.901.779,12 (hum milhão, novecentos e um mil, setecentos e setenta e nove reais e doze centavos), enquanto a Lei Aldir Blanc proporcionou 491.000,00 (quatrocentos e noventa e um mil reais).

Durante a primeira parte do evento também foram apresentados projetos novos, a exemplo do “Arte na Bagagem”, disponibilizando recursos para deslocamento e hospedagem de artistas em eventos representativos da cultura, com valores que variam de acordo com o destino: 3.000,00 (três mil) dentro do Nordeste, 5.000,00 (cinco mil) fora do Nordeste e dentre do Brasil e 10.000,00 (dez mil) fora do País. Para o segundo semestre já estão previstos, para o referido programa, mais 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Anunciou a construção do CEU da Cultura em Patos, beneficiando todos os municípios da Região Metropolitana. Trata-se de um equipamento público de uso cultural e de caráter comunitário, formado por espaços associados à expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas ao setor. Também falou sobre o Birô Criativo, com duas unidades instaladas no IFPB de Patos e Santa Luzia, para a promoção de oficinas, orientação na elaboração de projetos e preenchimento de formulários das leis de incentivo à cultura.

Ainda na Fundação Ernani Sátyro, a secretária municipal de cultura e demais membros da comitiva de Mãe d’Água, se encontraram com o empresário Everaldo Nunes, proprietário da fazenda Flamengo, onde estão a Casa da Pedra e as pinturas rupestres que constituem um dos grandes potenciais turísticos da terra de Romano, oportunidade em que combinaram a sinalização e melhoria de acesso aos visitantes.

« Voltar