No livro “Música no Jardim de Infância”, a escritora Lourdes Custódio diz que “Ler é sonhar acordado, é viajar sem sair do mesmo lugar... é ver... é crescer... é amar e ser amado. Quem lê está sempre acompanhado”. E é exatamente isto que as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Mãe d’Água vêm fazendo, através da realização de Projetos de Leitura, Contação de Histórias e encenação de peças com a participação de alunos e familiares.
E, com o intuito de celebrar o encerramento de mais uma edição do Projeto de Leitura, professores, alunos e familiares, reuniram-se no dia 14, fizeram acontecer o I Café Literário da Escola Municipal Edvaldo Junior, que homenageou o escritor, poeta mãedaguanese e bisneto do poeta Romano da Mãe d’Água, Edisio Soares Pequeno.
O evento aconteceu nos turnos manhã e tarde, onde contou com a presença do homenageado, que junto com o prefeito Francisco Cirino, a primeira dama Lúcia Nunes, a secretária da Educação Vania Campos e outras autoridades, acompanhou da mesa de honra, as apresentações preparadas pelos professores e seus alunos.
Sob a orientação dos professores, os alunos do 1º ao 5º ano, fizeram apresentações de poemas do homenageado, jogral, apresentações de dança, dramatizações e música, a exemplo da apresentação da aluna Alice, junto com seu pai, José de Arimateia, que trouxeram um número musical com a flauta doce. O Café Literário ainda contou com a participação de alunos da Escolas Manoel Nunes, que apresentaram a peça “A Princesa Negra; e da Escola Estadual Francisco Romano da Silveira, com a representação da peça “Fogo na Floresta”.
Em suas palavras aos presentes, a diretora da Escola, Valdenia Soares (Dena), agradeceu a presença de todos e falou sobre os objetivos do projeto e sua realização. “Em nome da direção, vice-diretora, professores, supervisores pedagógicos e todos os envolvidos na realização do ‘Projeto de Leitura Família e Escola: O Futuro Começa Aqui – Numa sinergia complementar de que crianças leem mais quando família e escola se unem’, edição 2019, gostaria de agradecer a presença e participação de todos. Nosso projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo, no ambiente escolar, incluindo a família no processo de ensino/aprendizagem, com o intuito de estimular o crescimento, fortalecer a autoestima e formar pensadores através da leitura em família, o que, graças ao apoio e engajamento de todos, estamos reunidos celebrando o sucesso e o bom desenvolver das ações propostas. Agradeço a todos que direta, ou indiretamente, contribuíram para sua realização”, concluiu Dena.
Veja aqui mais imagens do I Café Literário da Escola Edivaldo Junior.
Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água