Notícias

Identidade Digital: Mãe d’Água investe na aquisição de equipamentos e treinamento para emissão do documento único

Nosso município, que já oferece o serviço de emissão do documento de Identidade em sua sede, está modernizando os serviços e se preparando para passar a realizar o cadastro biométrico que irá compor as informações para a emissão do Documento Nacional de Identificação (DNI), ou RG Digital como vem sendo denominado.

Para isso, foram investidos mais de R$ 13 mil na aquisição do equipamento e também, foram empenhados recursos para enviar a servidora Ivaneide Rodrigues Soares, responsável pelo serviço, para participar da capacitação necessária para atender a nova demanda. A capacitação aconteceu em João Pessoa, no Instituto de Polícia Civil (IPC).

De acordo com Ivaneide, Mãe d’Água, que iniciará as atividades já na próxima semana, “será uma das primeiras cidades da Região Metropolitana de Patos a implantar o sistema para realização da biometria e a captação das imagens em tempo real, o que contribuirá para reduzir o tempo de entrega do novo documento para 30 dias, o que nas cidades que não implantaram ainda fica em torno de 60 a 90 dias”.

“Para assegurar a oferta do serviço o Município adquiriu o leitor biométrico, coletor de assinaturas, câmera digital, um kit de cenário, um scanner e todo o material necessário para o funcionamento do posto de RG de forma digital, coisa que no momento, acredito que apenas Patos está realizando”, destacou a servidora.

RG DIGITAL

A previsão do Governo Federal é de que a partir do início do mês de março, o RG Digital seja o único modelo emitido no Brasil. A ideia é fruto do Decreto nº 9.278/2018, que previa o funcionamento do novo modelo em todo o território nacional a partir de 1º de março de 2019, mas que devido a dificuldades dos órgãos de identificação civil o prazo foi sendo prorrogado e, através do Decreto nº 10.257/2020, ficou definido o prazo inicial para 1º de março de 2021.

Coordecom | Prefeitura Municipal de Mãe d’Água

« Voltar