Notícias

Mãe d’Água abre oficialmente a Campanha do Março Lilás

Aberta na manhã desta quinta-feira, 13/03/2025, o Março Lilás, mês de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero e HPV. A programação aconteceu na Unidade de Saúde da Família Maria Neuma Soares, a partir de uma palestra proferida pela enfermeira Maria Adriana Alves e a médica Ana Clara Amaral. Também tivemos o atendimento de enfermagem, como a realização de citológicos e consultas com o profissional médico, além do sorteio de brindes e acolhida para as mulheres, que vivenciaram um momento especial para fortalecer a importância do cuidado com a saúde feminina.
 

Conforme aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o risco estimado é de 13,25 casos de câncer de colo de útero a cada 100 mil mulheres para cada ano do triênio 2023-2025, sendo esperados 17.010 novos casos por ano. É importante entender que o problema é tratável e caso a mulher esteja em dia com a rotina de exames, pode ser identificado de forma rápida. De acordo com Nathália Naves, oncologista do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), “este tipo de câncer se origina na parte mais baixa do útero, que tem íntima relação com o canal vaginal e tem como principal fator de risco a infecção pelo HPV (papilomavírus humano)”.
 

As chances do aparecimento da doença podem aumentar quando há um início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros e tabagismo. A médica ainda explica que, inicialmente, a doença não apresenta sinais evidentes. “Os sintomas só costumam aparecer nas fases mais avançadas, como dor, sangramento vaginal e perda de peso”. Em Mãe d’Água a prevenção é levada a sério.
« Voltar