Notícias

Mãe d´Água faz adesão ao Pacto pela Superação do Analfabetismo

A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água assinou o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O Pacto reúne ações de articulação intersetorial implementadas com a participação de ministérios, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e do setor produtivo. As finalidades: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil em 2023, já havia 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas. Isso equivale a uma taxa de não alfabetizados de 5,4%. Por isso, a alfabetização de jovens e adultos é necessária para garantir o direito à educação desse grupo que nunca frequentou a escola ou não concluiu a educação básica.

Este foi um dos pontos destacados pela Secretária de Educação do município de Mãe d’Água, Edna Soares, durante a reunião mensal de avaliação entre o prefeito Jucélio Pereira Moura e os seus principais auxiliares, oportunidade em que a dirigente educacional anunciou, entre outras ações, a reestruturação do quadro de coordenadores, inserindo a direção do Núcleo de Alfabetização.

« Voltar