Notícias

Mãe d’Água vivenciou intensamente a Festa dos seus 64 anos de Emancipação Política

             

              As comemorações tiveram início às 5h da manhã da sexta-feira, 25/12/2025, com uma alvorada ao som da Filarmônica 26 de Dezembro, que se juntou a Fanfarra Antônio Cabral, na solenidade de hasteamento das bandeiras, pelo prefeito Jucélio Pereira Moura, vice-prefeito Glauco Lustosa e presidente da Câmara Evandro Soares em frente a edilidade, onde foi servido um café da manhã para todos os presentes.

            Na Igreja de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, aconteceu a missa em ação de graças, celebrada pelo pároco Josivânio Soares de Oliveira, que fez referências as manifestações alusivas a independência de Mãe d’Água e convocou os segmentos públicos e privados para a luta em prol do abastecimento, uma das carências que perduram até os dias atuais.

            Na sequência aconteceu a bênção e entrega de novos veículos: um ônibus escolar, uma ambulância de grande porte e um polo, que servirão as demandas das secretarias de Educação e Saúde, incluindo a parceria com o Governo do Estado e emenda parlamentar da deputada Francisca Mota. No recém construído Centro Administrativo Rita Nunes, aconteceu a aspersão e visita, uma espécie de apresentação da nova estrutura que já abriga várias secretarias e outros setores de governo.

            A comitiva também esteve na comunidade rural do Cariri, objetivando conhecer o novo sistema de abastecimento d’água, contemplando 55 famílias, com dois reservatórios de 10 mil litros cada, onde foram investidos recursos da ordem de 217 mil reais, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Mota.

            Na parte da tarde aconteceu o descerramento dos pavilhões e o corte do bolo com a população assimilando, além das ações já mencionadas, as novas instalações do Setor de Licitações e Contratos, secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, climatização da Escola Maria Jerônimo, recuperação da Escola Manoel Nunes (em andamento), instalação das secretarias de Cultura e Comunicação. Por se tratar de um dia festivo, o prefeito Jucélio Pereira Moura anunciou a antecipação do pagamento de dezembro e determinou o imediato comando que resultou em dinheiro na conta de todos os servidores.

            Durante o seu pronunciamento, o chefe do executivo classificou a data como um dia de celebração, de memória e renovação da esperança, propício ao olhar para trás com gratidão, reconhecendo o esforço dos que vieram antes, homens e mulheres que lutaram para que Mãe d’Água conquistasse a autonomia, identidade e direito de decidir os próprios caminhos, destinando a eles o seu respeito e eterna homenagem. “Ao mesmo tempo, este momento nos chama à responsabilidade de olhar para o presente e futuro, na concepção de que governar Mãe d’Água é um compromisso com cada cidadão: com a criança que precisa de educação de qualidade, com o jovem que sonha com oportunidades, com o trabalhador e com os nossos idosos, que merecem cuidado, respeito e dignidade. A nossa maior riqueza está nas pessoas, na força do nosso povo, na união das famílias e na fé que nos move a acreditar em dias melhores”, assinalou. Após um balanço das ações do primeiro ano de mandato, reafirmou o compromisso de continuar trabalhando com dedicação, responsabilidade e amor a Mãe d’Água.

            A primeira-dama Ires Nunes falou em nome da família, manifestando gratidão à Câmara Municipal, pela aprovação, por unanimidade do nome da saudosa assistente social, Rita Nunes, no Centro Administrativo em pleno funcionamento. “Falo não apenas como irmã, mas como alguém que acompanhou de perto a história, os sonhos, as lutas e a dedicação de Rita Nunes, uma mulher simples, mas de coração imenso; firme em seus valores, generosa em suas ações e sempre comprometida com o bem comum. Ela via em Mãe d’Água não apenas um lugar para viver, mas uma terra que merecia cuidado, zelo e dedicação diária”, destacou.

            À noite, a animação ficou por conta das apresentações artísticas, trazendo Nonato Costa (que integrou a dupla dos Nonatos) e Juarez (que já atuou como vocalista das bandas Mastruz com Leite e Magníficos de Monteiro) como as grandes atrações, em palco montado na praça central da cidade, com grande público que permaneceu madrugada a dentro, extravasando a alegria, manifestando o bem querer pela aniversariante que traz entre suas referências históricas a satisfação de constituir o território onde nasceu o poeta Romano, referência mundial da cultura popular. 

« Voltar