Notícias

Município é reconhecido por alcançar metas que melhoram a vida de crianças e jovens

A cidade de Mãe d'Água foi recentemente homenageada com o Prêmio Articulação Nota 10, um reconhecimento pelo trabalho significativo que vem sendo realizado com as famílias locais. O foco principal tem sido a promoção de melhorias que afetam positivamente a vida das crianças, adolescentes e jovens da cidade. O prêmio foi concedido pelos representantes do Selo Unicef 2021/2024 durante o último ciclo de Formação do Selo, que ocorreu na cidade de Sousa.
 

Edna Soares, articuladora local, Rafaela Gomes, secretária executiva da Assistência Social, e Jéssica Vieira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), receberam o prêmio em nome do município. Elas também participaram de um ciclo de debates sobre avaliações e conquistas e receberam orientações para a realização do II Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021/2024, programado para junho.
 

Metas alcançadas


No final do mês de abril, a Prefeitura de Mãe d'Água, por meio da Articulação Municipal para o Selo Unicef 2021/2024, anunciou alguns dos objetivos alcançados pela cidade. Essas metas, monitoradas pela plataforma do Selo Unicef, avaliam as melhorias implementadas pela Administração Municipal e o impacto dessas melhorias na qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens de Mãe d'Água.

 

A articuladora do Selo no município, destacou que, com base nos indicadores das Nações Unidas, Mãe d'Água fez progressos significativos em várias áreas. Isso inclui avanços na cobertura vacinal, na busca ativa por crianças em idade escolar e nos serviços de Assistência Social voltados para as famílias.
 

"Por meio das ações propostas pelo Selo, nosso município não apenas atingiu metas, mas também superou algumas delas", disse Edna. "Por exemplo, a meta de Saúde para Cobertura Vacinal pela Tríplice Viral D2, que estava em 46% e agora está em 135,5%, superando o indicador estabelecido pelo Selo. Também superamos a meta de busca ativa por crianças em idade escolar que estavam fora da sala de aula, atingindo 120%. Esses são números que fazem uma grande diferença na vida das crianças atingidas."
 

Além desses indicadores, Edna também destacou melhorias na Assistência Social. Atualmente, 150 famílias estão sendo acompanhadas pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Outras iniciativas incluem a implementação de um programa que garante a distribuição gratuita de absorventes para adolescentes e jovens carentes, a criação de um espaço na Casa dos Conselhos para debater políticas públicas com mais conforto, a realização de reuniões intersetoriais, o desenvolvimento de ações específicas com os adolescentes que integram o NUCA, a criação do Programa de Lavagem de Mãos nas Escolas, a manutenção dos direitos garantidos pela Lei da Escuta Protegida, pelo Plano da Primeira Infância e a Resolução que assegurou a criação do NAPE (Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado) na cidade.

« Voltar