Notícias

Segundo a coordenadora técnica do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cícera Pereira, cada adolescente deverá tomar três…

Segundo a coordenadora técnica do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cícera Pereira, cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. “A segunda dose deve ser aplicada após seis meses a contar da data da primeira aplicação, e a terceira cinco anos depois.” Explicou Cícera. “O trabalho de orientação está sendo feito pelas equipes da saúde da família, por meio de reuniões com pais de alunos, e o objetivo é mostrar a importância e o motivo pelo qual a vacina deve ser aplicada.” Destacou a coordenadora. Ainda de acordo com Cícera, embora na maioria dos municípios a campanha aconteça no período de 10 de março a 4 de abril, em Mãe d’Água a vacinação estará disponível o ano inteiro.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacina que será aplicada em todo o Brasil, protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero, mas não dos outros subtipos nem de outras doenças sexualmente transmissíveis. “Por isso, é importante que a jovem que já tenha iniciado sua atividade sexual não deixe de usar a camisinha que ainda é a melhorar maneira de se proteger contra toda e qualquer doença sexualmente transmitida.” Finalizou a coordenadora de imunização.« Voltar