Notícias

Comitiva de Mãe d’Água no 39º Salão do Artesanato Paraibano

Aconteceu, na tarde e noite do sábado, 1º de fevereiro de 2025, importante visita de integrantes da Associação dos Artesãos de Mãe d’Água ao 39º Salão do Artesanato Paraibano, em João Pessoa. A ideia surgiu em uma reunião ocorrida em 14 de janeiro entre a entidade e representantes das secretarias de Comunicação, Cultura e Turismo, oportunidade em que ficou evidente a necessidade de conhecimento de outras experiências voltadas as artes manuais, como meio de aprimoramento do que já é produzido no município, além de técnicas e espaços de comercialização dos referidos produtos. Naquele momento, a presidente Glória Assis de Lucena encaminhou ofício ao prefeito Jucelio Pereira Moura, solicitando a viabilização do transporte, no que foi prontamente atendida, além de um espaço permanente para a exposição e venda das peças no novo mercado a ser inaugurado.

A comitiva seguiu à capital em companhia da secretária Rosana Leão e se encantou com a dimensão do evento promovido pelo Governo da Paraíba e Sebrae, passando a alimentar o sonho de integrar o grupo de expositores da próxima edição, a de número 40. Também fez parte da equipe, atendendo convite do grupo, a artesã patoense Seli Souto, expert na produção de macramê somada as peças de suporte as plantas ornamentais, já bastante conhecida no âmbito da inovação, e seu esposo Alex Souto, o designer formado em desenho industrial, que também é artista plástico, especialista em pintura com café e coordenador do Sertão HQ, os quais aproveitaram a viagem para uma troca de ideias com os artistas da terra do Poeta Romano.      

Na avaliação da viagem cultural e turística, a secretária Rosana classificou como uma experiência ímpar, através da qual os artesãos de Mãe d’Água tiveram a oportunidade de conhecer outras experiências, agregando novas ideias e melhorando o que já fazem com maestria. “Pretendemos voltar aqui não apenas como visitante, mas também como expositores, representando nosso município”, assinalou. Já a presidente Glória, da Associação dos Artesãos, deixou claro que “quanto mais o profissional conhece mais cresce”, destacando a oportunidade como importante e torcendo para que aconteça mais vezes. “Tenho certeza de que o aprendizado que tivemos no Salão vai redundar em crescimento para o nosso artesão”, finalizou. O chefe de Gabinete, Marcelo Alves Freire Nunes, também compareceu ao evento para dar uma força aos participantes.

A 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, cuja abertura aconteceu na sexta-feira 10 de janeiro, segue até o dia 04 de fevereiro, na orla de Tambaú e homenageia, este ano, os artistas que trabalham com papel machê, produzindo obras de arte que encantam a alma e fazem muito bem ao meio ambiente. É que toda essa matéria-prima iria parar no lixo se não fosse utilizada na confecção das peças. No entanto, todas as demais modalidades estão contempladas. Em Mãe d’Água, a produção atual gira em torno de vários tipos de obras que reutilizam material reciclável, incluindo latas e garrafas peti. Outros destaques na produção: Chochê, Fuxico, Missanga, Bordados, Caixas Ornamentais e EVA. A sede da entidade, que foi fundada em 2024, fica localizada na rua Manoel Nunes Trindade, no centro da cidade.  

« Voltar